Você na urna das eleições de 2016

Urna Eletrônica Atual 2015
Modelo Atual da Urna Eletrônica 2015
O processo eleitoral brasileiro tenta ser o mais transparente, imparcial e seguro possível. E talvez o passo mais mais importante para esse feito tenha sido a implantação dos votos através da urna eletrônica.

História... Até parece que faz pouco tempo que a informatização faz parte desse processo, mas, ele teve seu início nos anos de 1986 com o recadastramento do eleitorado brasileiro. Isso mesmo, já faz um bom tempinho.

Contudo, apenas em 1995 foi apresentado um protótipo da urna eletrônica e a esperança de deixar de votar em papel se fortalecia. Com o projeto concluído em 1996 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a presidência do ministro Marco Aurélio Mello, realizou a primeira votação eletrônica no Brasil com um terço do eleitorado brasileiro.

Nas eleições seguintes em 1998, votaram dois terços desse eleitorado.

E finalmente no ano 2000 o Brasil viu o projeto implementado em sua totalidade, um grande feito, sem dúvida, pois além dos benefícios já descritos aqui também foi possível obter o resultado em horas e não mais em dias como era antes da finalização deste processo.

Agora no ano de 2015 véspera das eleições de 2016, o TSE através de seu presidente, Antônio Dias Toffoli, afirmou que o corte de recursos determinado pela União para o Poder Judiciário - incluindo a Justiça Eleitoral - inviabilizará as eleições por meio das urnas eletrônicas.

Em outras palavras, as eleições previstas para se eleger prefeito e vereadores do próximo ano será realizado através das boas e velhas cédulas de papel.

A informação foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União. Ao final do comunicado divulgado nesta segunda, o TSE afirma que o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, irá, em conjunto com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, fazer "todos os esforços" no Congresso Nacional para que o dinheiro reservado ao Judiciário seja autorizado, "a fim de se garantir a normalidade das eleições do ano que vem".

Fica aí nossa torcida para que se consiga reverter essa situação e possamos realizar o voto em 2016 via urna eletrônica.


Fontes: Jornal Valor Econômico / Diário Oficial da União / G1 Portal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário