Impeachment em Campinas - 2011

Quem votou pela cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio.

Impeachment em sua tradução literal é impugnação de mandato, um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo congresso nacional, as Assembléias estaduais e Câmaras municipais para países presidencialista, aos seus respectivos chefes de executivo.

Fernando Collor de Mello
 Dr. Hélio de Oliveira Santos   
Hoje, 20/08/2011 durante a madruga, por volta das 5h25, o munícipio de Campinas-SP viveu um momento histórico. Assim como nosso país, o Brasil, já vivenciou em sua história este processo em 1992 com o então presidente Fernando Collor de Mello, a sociedade campineira presencia a cassação de seu até então prefeito, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio.

Após denúncias de corrupção que envolveram sua esposa e membros do primeiro escalão do governo, os vereadores de Campinas, por 32 votos favoráveis a cassação, decidiram pelo Impeachment do Dr. Hélio que estava em seu segundo mandato na cidade.

A sessão especial de julgamento do relatório da Comissão Processante (CP) durou cerca de 45 horas. Apenas o vereador Sérgio Benassi (PCdoB) foi contrário à aprovação. A primeira denúncia apontada pela CP sobre supostas irregularidades do Caso Sanasa, que também foi foi alvo de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), garantiu o fim do mandato do pedetista.

A decisão tem efeito imediato, mas deve ser publicada no Diário Oficial do Município a partir de terça-feira (23). Demétrio Vilagra (PT) deve comparecer à Câmara para posse em data a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário